Você sabia que sua empresa pode estar pagando mais impostos do que deveria?



06/01/2024

Estar em dia com o Fisco, cumprindo todas as obrigações tributárias, dentro da opção mais econômica para cada empresa, para cada atividade, é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio, desde os pequenos até as grandes empresas.

A economia com impostos parte da escolha do melhor regime tributário para a empresa, podendo esta adotara em cada ano os seguintes regimes: MEI, ME e EPP optante pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Mas, a escolha não é nada simples, dependendo de diversos fatores, tais como: a atividade desenvolvida; o valor do faturamento; o valor da folha de pagamento e da folha de pró-labore; os tipos de produtos, mercadorias e serviços oferecidos.

Mas mesmo adotando o regime tributário mais adequado, dentro dele ainda há uma série de fatores, relacionados a cada um dos impostos incidentes sobre as atividades ((IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS), que podem gerar economia tributária caso sejam adequadamente tratados.

Muitos contribuintes pagam impostos além do devido, por desconhecerem ou desconsiderarem que suas atividades, produtos mercadorias ou serviços ofertados, podem possuir regimes especiais, isenções, tributação monofásica, substituição tributária, alíquota zero, retenções, etc. Isso pode ocorrer com diversas empresas, mesmo com as optantes pelo Simples Nacional, que possui mecanismos para tratar os casos em que cada um dos tributos, venham recolhidos do fornecedor, possuam alguma isenção ou regime especial.

A questão é bastante complexa, necessitando de um estudo de um apoio especializado visando gerar economia e sobrevivência para as empresas.

Em caso de dúvidas, ou necessitando de assessoria, consulte nossos especialistas.

Whatsup: 55-11-95647-1069 / 55-11-93745-0101

ocabreu@contabilabreu.com.br


Veja também outras notícias:





Voltar as notícias OU Voltar ao site


Mídia Marketing
Setor de Programação